sexta-feira, 16 de julho de 2010

Descrição do escudo de Alumínio segundo as normas de heráldica

Escudo Ibérico, cortado, tendo no 1º campo de blau, três rodas dentadas em argente.
E no segundo campo, de sinople, dois archotes de argente, acessos de goles. Encimado por uma coroa mural de argente, de oito torres(característica de municípios).
Como suporte, à dextra e à sinistra, dois ramos de eucalipto.
Abaixo, listel de argente, tendo o topônimo Alumínio e a divisa Labor et Sapientia.


Representação

A parte superior em azul, o imenso azul do céu da cidade, cm as rodas dentadas (prateadas) – engrenagens – que simbolizam a grande característica da terra – o trabalho.
Divide a parte superior, azul, da inferior, verde, uma linha fina prateada, lembrando a cor de alumínio – principal produto da cidade. A linha forma uma seta para cima, simbolizando os morros que circundam Alumínio, por isso o fundo verde.
Dois archotes acessos simbolizam o saber, a educação, sempre vivos nesta cidade. Os ramos de eucalipto, árvore da família das mistáceas, fazem parte da história de Alumínio, desde o seu início – plantadas e usadas para o uso industrial.
Finalmente, o listel em prata, uma vez mais lembrando o alumínio, matéria-prima da economia da cidade, traz o nome da cidade e a divisa em latim: Labor et Sapientia que quer dizer – trabalho e saber – duas características que norteiam a vida dos habitantes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário