sexta-feira, 16 de julho de 2010

Etapas do Brasão

De início o escudo para Alumínio foi apresentado pelo heraldista Dr. Lauro Escobar que, pesquisando nossas origens, apresentou um escudo com um peixe que remontaria ao brasão da família Rodovalho.

Como este não tivesse agradado em geral às pessoas que o avaliaram, houve reunião entre autoridades do ensino, políticos locais, alguns artistas plásticos, pessoas ligadas à educação e cultura da cidade e diversas idéias foram sugeridas.

O artista plástico, Manuel Magueta, aluminense, idealizou então, um escudo que mais se aproximou da realidade de Alumínio. Este escudo não obedecia às normas de heráldica. Da mesma forma, outro aluminense e artista plástico também Josué Ribeiro havia concebido um outro escudo, que fugia as regras obrigatórias para a confecção de brasão e bandeiras. O de Manuel Magueta foi modificado e aperfeiçoado pela pesquisa efetuada por D. Volda Lippi – Diretora da Educação do Jornal de Alumínio e pela Srª. Valéria Bari – Bibliotecária chefe da Bibliotecária Municipal de Alumínio.

Foram feitas as modificações acatando as sugestões dadas na reunião mencionada e obedecendo às normas de heráldica, apontadas pelo heraldista Dr. Lauro.

Josué Ribeiro desenhou e pintou o escudo como ele ora está sendo apresentado.

Da mesma forma, os que pesquisarem e trabalharam para a confecção do Brasão e da Bandeira, fizeram seu trabalho com todo empenho, dedicação e estudo.

Manoel Donizete Magueta, nascido em Alumínio em 27/08-1963, é artista plástico e trabalhou na Companhia Brasileira de Alumínio (Depto. de Segurança do Trabalho) como desenhista. É dela a concepção do brasão com rodas dentadas – o azul, o verde das montanhas, que depois foi enriquecida, aperfeiçoada até a atual.

Josué Ribeiro, aluminense de 42 anos, trabalha há 26 na CBA, no Depto. Técnico como projetista. Foi autor da primeira sugestão para o brasão de Alumínio, pouco antes da emancipação da cidade. Como é leigo quanto às normas de heráldica, seu brasão não foi aceito para representar a cidade oficialmente, mas foi adotado pela Maçonaria aluminense, que o colocou em sua bandeira.

Tanto Manoel Magueta como Josué Ribeiro entenderam, após muitas pesquisas que a forma encontrada para representar Alumínio deveria vir de encontro aos que aluminenses sentem como símbolos de sua cidade. Da mesma forma entenderam D. Volda Lippi, Célia Canto e Valéria Bari e o resultado aí está para conhecimento de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário