sexta-feira, 16 de julho de 2010

Histórico de Alumínio (II)

Conta nosso colaborador Wilson do Carmo Ribeiro, que no final da década de 50, o então Bairro de Alumínio contava apenas com a Vila Industrial, bem menor do que a atual e a Vila Paulo Dias. Entre os dois núcleos havia apenas mato e uma estradinha de terra a ligá-las.

A família Cerioni, que sempre se destacou pela atividade comercial na comunidade, possuía dois pomares entre as duas vilas: um que margeava a estrada, constituído por laranjeiras e outro formado por pereiras e que ficava entre a atual Rua José Cerioni e a parte mais nova da Vila Santa Luzia. Alguns anos mais tarde surgiu a Vila Santa Luzia entre as duas já existentes, a qual veio a se constituir no centro comercial da comunidade.

Próximo da Vila Paulo Dias não existia nada, a não ser o posto de pedágio na Rodovia Raposo Tavares, onde hoje fica o trevo da entrada da Vila do mesmo nome. É por isso que a vila se chama pedágio. Anteriormente aquela parte de Alumínio era conhecida como “quebra-pau”, por motivos ignorados até hoje.

Onde hoje fica a vila Paraíso existia apenas uma granja e apiário, que se chamava Paraíso e deu origem ao nome da vila. O Jardim Progresso surgiu como “ Ped ginho” e hoje é uma progressista bela vila no extremo oeste do Distrito.

O Jardim Olidel surgiu já na década de setenta, resultado de um loteamento mais ao alto, á direita da Rodovia Raposo Tavares, sentido capital-interior e hoje é bastante populoso.

Alumínio sempre se fez presente na política municipal, até mesmo quando pertencia a ao Município de São Roque. Assim é que Abel Souto, Paulo Dias, Benedito de Souza Filho, Eno Lippi, João Martins e o atual vice prefeito, José Aparecido Tisêo sempre estiveram presentes à caminhada do povo aluminense em direção a sua emancipação político-administrativa.

Na Câmara Municipal, Alumínio sempre se fez ouvir através de seus representantes como José Cerioni, João Loureiro Miranda, Orlando Silva, José Bento dos Santos, Mário Miranda do Amaral, José Netto do Prado, Hélio Wanderley Neto, José Aparecido Tisêo, Maurell Miller, Zacarias Calixto Tobias, Geraldo Xavier de Lima e os atuais edis Jaime Henrique Duarte (presidente da Câmara), Vitor Lippi, Luiz Gonzaga Tisêo, Jairo Antunes dos Santos e Wilson do Carmo Ribeiro.

Um comentário:

  1. Quando escrevi este texto no final dos anos oitenta para um dos jornais da região, não imaginava que ele viria a ser incorporado na História de Alumínio. Fico feliz por ter colaborado e, de certa forma, ter feito parte da própria História como vereador, representando Alumínio na Câmara Municipal.

    ResponderExcluir