sexta-feira, 16 de julho de 2010

HISTÓRIA DE ALUMÍNIO: ESTAÇÃO ALUMÍNIO, 105 ANOS.

No dia 10 de julho a Estação ferroviária de Alumínio completa 105 anos desde que foi aberta ao tráfego em 1895. A estação foi construída pelo mestre-de-obras José Gabriott e um dos primeiros chefes de estação foi Avelino Rocha, em 1906 o chefe da estação era Teotônio de Castro. Foi construída para atender os transportes de madeira, cal, passageiros e principalmente o cimento produzido pela fábrica do Comendador Cet. Antonio Proost Rodavalho, a qual foi batizada Estação Rodovalho até 25 de setembro de 1946, quando passou a se chamar estação Alumínio. Em fevereiro de 1952 a pedido do então deputado sorocabano Dr. Gualberto Moreira, em homenagem ao ilustre industrial Comendador Antonio Pereira Ignácio, a estação foi denominada Estação “ Pereira Ignácio”, porém essa denominação durou pouco tempo e prevaleceu o nome Estação Alumínio.

A ferrovia que foi construída pela E.F.S. – Estrada de Ferro Sorocabana – foi administrada pela FEPASA e posteriormente pela FERROBAN. Em 1907 os estado arrendou a Sorocaba que se chamou Sorocabana Railway Company. Até os anos 70 era muito grande o movimento de passageiros, tanto para as cidades próximas, como para a Capital e cidades da alta sorocabana com os trens de longo percurso, chegamos na época a ter quatro horários de trens de passageiros para a Capital e quatro para o interior.

Hoje a estação tem um trafego intenso de movimentação de carga e descarga de materiais. Tivemos dois chefes da estação que tiveram participação ativa em nossa cidade que foi o Sr. Antonio e o Sr. Jurandir.

Lembrando que havia um outro prédio mais antigo que era a estação, deposito e casa do chefe da estação.

A Companhia Sorocabana foi fundada em 1870 e o inicio da construção da ferrovia ocorreu no dia 10 de junho de 1872 e em 1875 correu o primeiro trem ligando Sorocaba à São Paulo.
Fonte: I.H.G.G. de Sorocaba Historiador: Antonio Francisco Gaspar Vieira.

Texto: Benedito Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário