sexta-feira, 16 de julho de 2010

História: São Francisco de Paula, Padroeiro de Alumínio(2 de Abril).

Dentre os santos com o nome de Francisco, destaca-se pelo espírito de penitência o eremita São Francisco de Paula. Nascido em 1416 em Paula na Calábria recebeu este nome devido ao grande amor dos pais para com São Francisco de Assis. Este certa vez intercedeu junto ao Cristo pela cura da visão de São Francisco de Paula.

Consagrado a São Francisco de Assis, passou em sinal de louvor, São Francisco de Paula ainda como criança um tempo num convento franciscano; e ao sair acompanhou os pais em peregrinação a Roma.

Outro passo decidido pela vontade de Deus, Francisco deu ao se retirar, ainda jovem, para uma experiência de vida eremita.

Com base de duras renitências, oração sem cessar, e alimentação feita com raízes e frutas, Francisco dava largos passos rumo à santidade e muitas pessoas descobriram – no para conselhos espirituais e outras para viverem a mesma vida de eremita. Desta forma nasceu a Ordem dos Eremitas de São Francisco de Paula que possuía o lema: “Caridade” e grande amor para o apostolado. São Francisco de Paula vivia comprometido com Deus e com o próximo, por isto certa vez enfrentou o rei de Nápoles, para denunciar sua opressão para com o povo simples. Deixando a Itália por obediência ao Papa foi para a França, onde fez acontecer novas congregações, isto até entrar no Céu em 02 de Abril de 1505.


Origem da imagem de São Francisco de Paula em Alumínio

Como a imagem de São Francisco de Paula veio parar em Alumínio temos a hipótese de que a família do Conselho Franciscano de Paula Mayrink, todos muito devotos do Santo, tanto assim que o fundador de Mairinque tinha o nome dele, trouxe a imagem para ser o padroeiro de Rodovalho. Nessa época Rodovalho pertencia ao município de Mairinque. Como em Mairinque já havia padroeiro que é São José trouxeram-no para uma capelinha que ficava no bairro da Capuava e, depois que foi construída a Igreja(hoje capela na CBA) levaram a imagem para lá. Ficando assim São Francisco de Paula – Padroeiro de Alumínio.
Colaborou: Izolina Abrão de Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário